quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

So Raise Your Glass.

Post de hoje não vai ser "diário de bordo" (há). Vai ser só sobre os meios de transporte na Alemanha. Bom, em Berlim. Vai que no resto da Alemanha é diferente. Se até a língua muda, por que os trens ficariam os mesmos ?
Bom, que seja. Vamos começar então pelo "metrô". Aqui tem dois tipos de trens, um que é mais trem, e outro que é mais metrô. O trem vai por cima da terra, S-Bahn. E o metrô é U-Bahn. Mas o S-Bahn tem algumas estações que são embaixo da terra também, mas mais por comodidade mesmo. Eu acho. Vai saber. Às vezes a idéia nem era de um ser sobre a terra e outro ser sob. Às vezes foi coincidência. Haha, brincadeira. Tenho quase certeza que o S e o U são referentes a isso. Quase certeza (mínima idéia).
Em relação aos 'Bahn's, quando tem mais de um S-Bahn ou U-Bahn na mesma estação, há grandes chances de eles pararem na mesma plataforma. Trafegarem no mesmo trilho. Só eu acho isso estranho ? Então, quando o trem vem, você precisa ter certeza de que é o que você quer. Normalmente vem escrito no trem (nunca vi o contrário, mas vai que, neah ?) e também tem uma plaquinha na plataforma mostrando o nome do próximo trem (e quanto tempo ele vai demorar pra chegar) ou do trem que ta parado nessa plataforma. Quando não tem trem na plataforma, tem o nome do próximo, neah (todo mundo acompanhando ?) e com o tempo que vai demorar pra chegar (normalmente os trens vem de 10 em 10 minutos). E quando ta escrito que vai demorar 4 minutos, é porque vai demorar 4 minutos. E se vier antes, não sai da plataforma até dar 4 minutos. Vai entender. Deve ser pra se manter 'pontual'. Quando você está em um S-Bahn e quer mudar para um U-Bahn (ou vice-versa), é provável que você tenha que sair na rua. Mas normalmente tem placas avisando a saída mais perto da entrada do outro. Bem bonitinho. Principalmente na Potsdamerplatz (lovie). 
Uma coisa é normal para todos os tipos de trens. Todos são quentinhos. Haha. Na verdade, acho que tem várias coisas em comum. Todos são indicados pela última estação daquela direção (wie o metrô de São Paulo). Todos avisam a próxima estação, as próximas três, e por que lado sair. Todos em Alemão. Haha. E todos precisam ter seus botõezinhos apertados para abrir a porta. Se ninguém vai entrar e ninguém vai sair, não existe razão para deixar o calor conservado ali dentro sair. Juro, esse calor é muito estimado. O botão está dos dois lados da porta. Fica verde quando pode ser apertado, fica vermelho quando já foi apertado. E faz a porta abrir. Mesmo que o trem ainda não tenha parado. Reflita. A não ser que você ande pela linha nova (U55). Lá é tipo uma maçaneta. Descobri hoje. Fiquei procurando o botão. Um pouco tristeza.
A coisa mais esquisita desses trens é que é fisicamente possível andar neles sem pagar. Não tem ninguém, nem nenhuma catraca te barrando. Você é livre pra entrar e sair quando quiser. Bom, quase livre. Porque de vez enquando passa alguém conferindo se todo mundo tem bilhete. Mas isso ainda não aconteceu comigo. Se você for pego sem bilhete, precisa pagar uma multa de 40 euros (acredito). Mas um Monatskarte resolve muita coisa.
Acho que falei tudo que precisava sobre os trens. Qualquer coisa eu edito depois. Hehe.
Agora os ônibus. Funcionam quase como no Brasil. Mas aqui você não precisa chamar os ônibus. Param mais ou menos dois ônibus por ponto. E quando o motorista vê que tem gente parada no ponto, segurando seu bilhete, olhando pra ele, ele para. Sem precisar tirar sua mãozinha linda do bolso quentinho. Detalhe do bilhete: é o mesmo bilhete que no trem. Se você já o tiver. Eu só mostro diariamente meu bilhete mensal para ele e eu posso entrar. Mas antes de tê-lo, tinha que comprar (2,5 euros!) toda vez que entrava no ônibus. Com o motorista. Enquanto as pessoas compram (o que quase nunca acontece), todo mundo fica lá, parado, esperando na diagonal. Diagonal, porque o ônibus inclina quando para pra alguém subir e/ou descer. Ele inclina. Só eu acho isso esquisito ?  Inclina. Tipo essas letras em itálico. Haha. Os pontos de ônibus também tem nomes. Nada muito criativo, na verdade. Nome vem da próxima rua e coisa assim. Mas existem dois botões no ônibus. Um é para pedir para o ônibus parar, e o outro é para abrir a porta. O motorista normalmente abre a porta. Mas quando você ainda precisa sair e ele já ta querendo abrir a porta, é só dar uma apertadinha. E elas abrem.
Acho que é só. Poderia falar dos aviões, mas acho desnecessário. Se eu for para Kopenhagem, falo dos navios. Haha. Apesar de que, como os aviões, eles devem ser iguais em todos os lugares. E também nunca andei de navio no Brasil. Comparação indisponível (não gosto da idéia de entrar em um navio - dica).



Editado: Queria falar também que nos trens e nos ônibus pode-se levar cachorro, bicicleta, carrinhos de bebês enormes, o diabo a quatro. Sério. Já vi tanto cachorro graça! Coraçãozinho (dica, Naims). E tanto carrinho de bebê enorme. E tanta bicicleta.
O que me leva a outra parte da edição desse post: as bicicletas. Parte importante dos transportes de Berlim. Porque tem uma ruazinha para as bicicletas em praticamente todas as calçadas. E elas tem sinais de trânsito. Sim, semáforos para bicicletas. É tão Alemanha. Haha.
Sobre os carros, para poder falar alguma coisa, eles são bem mais calmos. Na minha opinião, andam bem devagar. Mas, (assumo que seja) por causa disso, quando o semáforo de pedestre te avisa que você pode atravessar a rua, ainda tem carros virando na rua. E você pensa (ou eu, no caso), "Hãn, esse carro vai me atropelar ?!". Mas eles não atropelam. Eles esperam você passar, depois passam. Nunca entendi porque funciona. Ou como. Talvez não exista pessoas o suficiente em Berlim. Porque isso em São Paulo seria uma tragédia. Não quero nem imaginar.
Bom, é só. Ah, não. Espera. Também já vi caixas eletrônicos nas plataformas abandonadas (sem catracas ou pessoas) dos Bahns. Imagina essa cena no Brasil. Você lá, na plataforma quase vazia, tirando dinheiro, na maior segurança possível. Reflita.



L.

2 comentários:

Unknown disse...

adorei esse post! fiquei imaginando tudo já. haha :*

lycappi disse...

Laura, agora já sei onde o transporte em Brisbane se inspirou! Tudo igual - a não ser o botão do trem/metrô (aqui é trem, S-Bahn, não? em cima da terra, de vez em quando embaixo, questão de comodidade, bla bla :P), que é verde constante quando precisamos apertar pra abrir a porta, e verde-piscante quando alguém já apertou. o semáforo de pedestres também é esquisito, e as faixas de pedestres que conhecemos no Brasil, aqui, significa que podemos atravessar a rua a qualquer minuto - os carros que se virem pra não nos atropelar. Os pontos de ônibus também tem nomes, e os ônibus não param em todos os pontos que veem no seu caminho, porque tem um ponto a cada 20 metros: eles param em "designated stops", e a gente precisa checar antes qual é o ponto que o nosso vai parar - a não ser os express buses, que param quase em ponto nenhum (porque eles querem chegar express!).
Tirando isso, devemos sempre cumprimentar o motorista. E a melhor parte é que ele fala inglês, e os nomes das estações estão em inglês, e as informações sobre as zonas estão em inglês,e a gente vê "bus stop" e "train station" escritos nas placas. Pra mim, os nomes do seu post parecem a língua do Hopi Hari.
Você já pensou em escrever um livro? Eu ia comprar.
Beijo e continue having fun!

Postar um comentário