terça-feira, 30 de agosto de 2011

Wouldn't That Be Sweet ?

Paris

O que falar de Paris ? Fui pra lá três vezes. A primeira, com umas amigas que fiz em Amboise (e foi dessa vez que fui pra Versailles). A segunda e a terceira sozinha. 
De primeira, eu achava que não ia gostar tanto de Paris. Na minha cabeça, eu já a achava cinza demais (o que nunca me incomodou em São Paulo), suja demais (mesma coisa) e fedorenta demais (haha, como ela parecia com São Paulo na minha cabeça!). Ela é, sabe, cinza, suja e um tanto fedorenta. Mas também é linda. Os prédios, arredondados, decorados, gracinhas. E as ruas, cinzas e sujas, gracinhas. Haha. Não sei o que Paris tem, mas é bem amável. Mesmo o metrô, que fede de um fedor indescritível, dá pra amar. Principalemente que tem mil estações, neah. 
O que andei visitando foi a Champs-Elysées, o Arco do Triunfo, a Ópera, a Madeleine, torre Montparnasse, a torre Eiffel, é claro, Hôtel des Invalides, Musée des Armes (onde fica o Napoleão), praça da Concórdia, praça da Bastilha, praça Vendôme, a Notre Dame, a Conciergerie, a Sainte Chapelle, o Louvre (incluindo o museu das artes decorativas - e o museu da moda!), museu do Orsay, museu Delacroix, museu Rodin, centro Pompidou, o Moulin Rouge, a Sacré Coeur, entre outras coisas. Uau. Bastante coisa. Haha. Não sabia que eu tinha visto tanta coisa assim em Paris. Mas então.
O Centro Pompidou é bem legal. Tanto a arte quanto a vista que você tem lá de dentro. E, falando em arte, o Musée d'Orsay é meu preferido. Pelos quadros e pelo prédio, que é maravilhoso. O Louvre é o Louvre, neah ? Não precisa de mim o indicando. No museu do Rodin, você vê O Pensador, que é bem legal. A Notre Dame vale mil vezes mais por fora do que por dentro. Mil vezes. A torre Montparnasse tem a minha vista preferida da cidade (dizem que é a melhor, porque não dá pra ver ela mesma de lá; melhor estar na Montparnasse vendo a Eiffel, do que o contrário. A Sacré Coeur cansa de nos fazer chegar até lá. A maldição de Montmartre, hein ? Mas a vista também é linda, como a igreja. O resto todo vale a pena também. 
Paris é uma das cidades das quais eu mais gostei. Acho que está Berlim, Paris, Bruxelas. Em questão de morar lá, quero dizer. Em questão de visita turística, Berlim, Praga, Veneza, Paris. Hehe. E em questão de viagem, da minha estadia lá, Berlim, Copenhague, Praga, Viena. Haha. Por aí.



Bruxelles

Qualquer pessoa que fosse resumir bruxelas em algumas palavras diria Cerveja, Chocolate, Art Nouveau. Agora, me diz se não é pra amar uma cidade assim ? Uma cidade bilíngue e linda como Bruxelas. Pra começar pelo nome. Sempre gostei do nome Bruxelas. Parece cidade das bruxas. Interessante. E depois, só a cultura Cerveja + Art Nouveau já me conquista. É a cidade onde tem a casa do Victor Horta, o que é suficiente pra eu me apaixonar.
Me dei bem com a cidade. Acho que é por isso que eu moraria lá. Me dei bem com o metro, com as pessoas, com a arquitetura. Até achei uma lanchonete onde eu comi COXINHA. Haha. Valeu a pena.
Vale visitar a grande praça, que tem os prédios mais lindos da cidade (sem contar com a casa do Horta, é CLARO), e por perto, as ruas são gracinhas, tem bares legais, onde pode-se tomar cervejas trapistas. Ah, Bruxelas é praticamente perfeita. Haha. Voltaria lá amanhã, se pudesse.

0 comentários:

Postar um comentário